domingo, 22 de abril de 2012

Decisão


De verde essa cidade só tem a intenção. Toda a esperança e beleza fora asfaltada, pseudo-urbanizada, e agora padece de calor como eu e todos esses rostos que não conheço, não memorizo, não me interesso.

Então visto todos os dias a doce esperança que algo novo aconteça, que alguém interessante surja ou que pelo menos o tédio se atenue. Mas, tudo que vejo é uma repetição do mesmo, o eterno ciclo dessa vida vazia e burguesa, que não me apraz, não me dar espaço sequer para parecer aquilo que realmente sou.

Visto também a máscara da sociabilidade, a máscara de que tudo aquilo é bom enquanto sacrifico minhas atitudes tendo em mente apenas às consequências das minhas ações. "Que preço minha subjetividade pagará daqui a uns anos por toda essa incoerência?" sempre penso em toda aula de psicologia.

Isolo-me entre as paredes brancas desse apartamento, na companhia do silêncio que nem eu, nem meu hamster ousamos quebrar. É confortável imaginar que aqui dentro tudo parece tão distante lá de fora. Como se essas paredes fossem o anexo do mundo que criei dentro de mim, mundo esse onde respiro aliviada de saber que ainda existo, embora apenas dentro de mim ou dessas paredes.

Algumas vezes deixo que pessoas – dessas que me causam a impressão de merecer – invadam minha morada e minha alma. E todas às vezes as vezes partir de novo pra não voltar. Decidi então que não trarei a esse anexo ninguém que seja apenas superficialmente merecedor. Aqui agora só entrará quem de fato estiver disposto a decifrar minha alma e suas incoerências constantes e – especialmente – quem estiver disposto a usar esse conhecimento e não ir embora (tão cedo).

Termino os parágrafos e o café sorrindo, embora tamanha dor me assole, porque sei que em algum lugar desse mundo tão vasto, qual a mim, alguém me deseja decifrar e cuidar, mesmo que sequer me conheça ainda. Num mundo tão vasto e deserto como esse, há sim de haver alguém que erre como eu.

Um comentário:

  1. Há sim de haver quem procure decifrar-se e, a partir disso, decifrar a desorganização total que vemos pela janela dessa caverna que criamos para nos abrigar. Mas é tão difícil, Ilzy. Tão difícil que morremos em pleno dia - sem conseguir.
    Belo texto e com muita reflexão. Parabéns!

    ResponderExcluir